As mudanças nos aproximam de Deus. “Mudanças e decadência vejo ao meu redor, oh Tu que és imutável, habita comigo.”1 Tudo muda, exceto o Senhor. Ele é o único elemento constante.

Uma das circunstâncias quando isso se torna muito evidente é quando mudamos de casa, de emprego e, especialmente, quando vamos para um novo país. Ficamos acostumados com nossas casas, coisas, amigos ou hábitos ou tendemos a confiar nessas coisas. Quando empresários, professores ou estudantes vão para países estrangeiros a trabalho ou em viagens de estudo, alguns vivenciam choques culturais, por estarem acostumados a ter tudo do mesmo jeito suas vidas inteiras: o mesmo idioma, os mesmos amigos, o mesmo lugar para morar. De repente, essas coisas não estão mais lá.

Nós, cristãos, temos uma vantagem no que diz respeito à adaptação a mudanças, porque temos uma âncora que nos mantém firmes e seguros. Temos uma Rocha sempre firme e na qual podemos confiar. De certa forma, nossas vidas não mudam, porque confiamos em Deus. Nossa Rocha nos mantém seguros e protegidos todo o tempo, por mais que as ondas nos sacudam de um lado para o outro.

Independentemente do que aconteça, aonde vamos, de onde vivamos ou das condições que nos encontremos, Deus permanece estável e sempre nos guardará. Por isso, podemos ter o maravilhoso sentimento de segurança, do qual não partilham os que não têm fé, por mais que vivam no mesmo lugar, façam sempre as mesmas coisas, frequentem a mesma escola, morem na mesma casa, tenham os mesmos animais de estimação e os mesmos amigos. O sentimento de segurança pode ser interrompido em qualquer momento e se desmoronar quando qualquer uma dessas coisas nas quais se apoiam mudar. Entretanto, “nós, que encontramos segurança nele, nos sentimos muito encorajados a nos manter firmes na esperança que nos foi dada. Essa esperança mantém segura e firme a nossa vida, assim como a âncora mantém seguro o barco.”2

* * *

Caso se sinta chacoalhado pelas ondas da vida, convide Jesus para ser sua âncora. Simplesmente, peça-Lhe:

Querido Jesus, por favor, entre em minha vida e me dê a segurança e estabilidade que vem de conhecer Você — independentemente do que esteja acontecendo à minha volta. Amém.

 


1. Extraído do hino Habita Comigo, de H. Lyte, escrito em 1847.

2. Hebreus 6:18–19 NTLH

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *