NÃO É FÁCIL SER CRISTÃO!
Escrito por Peter Amsterdam

Ser cristão muitas vezes com certeza parece uma luta montanha acima, pois muitos dos ensinamentos de Jesus são contrários à natureza humana. Veja a relação abaixo e se pergunte se o que Jesus ensinou condiz com sua reação natural.

Amem os seus inimigos
Façam o bem para os que odeiam vocês.

Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam
Orem em favor daqueles que maltratam vocês.
Se alguém tomar a sua capa, deixe que leve a túnica também.
Dê sempre a qualquer um que lhe pedir alguma coisa; e, quando alguém tirar o que é seu, não peça de volta.1

Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.2

Quem quiser ser importante, que sirva os outros.3

Jesus disse todas essas coisas e espera que as pratiquemos. A questão é que tudo isso é muito difícil!

Ora, se seguir Jesus tem um custo, então por que alguém iria querer fazer isso? “O que ganho com isso?” A pergunta é legítima. Então vamos avaliar o pacote.

Primeiro, é preciso pensar no longo prazo —muito longo. As Escrituras deixam claro que as recompensas são dadas depois desta vida e que estão relacionadas a como vivemos na Terra.

Eis que venho em breve! A minha recompensa está comigo, e Eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez.4

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.5

Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo. Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa.6

O Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os Seus anjos, e então recompensará a cada um segundo as suas obras.7

Não ajunteis para vós tesouros na Terra; onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no Céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.8

Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam.9

Deus também oferece recompensas nesta vida.

Se ouvires a voz do Senhor teu Deus, todas estas bênçãos virão sobre ti, e te seguirão. […]O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda a obra das tuas mãos.10

Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que Ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segurá-las nas suas mãos. A mesma medida que vocês usarem para medir os outros Deus usará para medir vocês.11

Quando tu deres esmola, não saiba a tua esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada secretamente. Então teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.12

Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai, e permaneço no Seu amor.13

A Bíblia deixa claro que seremos recompensados nesta vida e na próxima por fazer o que Jesus disse que devemos, mesmo que contrarie a natureza humana. Talvez essa dificuldade explique por que Deus recompensará os que obedecerem a esses preceitos.

Acumulamos “tesouros no céu” pelas decisões certas que tomamos aqui, ao escolhermos viver de forma a ajudar para que “venha a nós o Seu reino, seja feita Sua vontade na Terra, como é no Céu.”14 De certa forma, parece um pouco com uma conta bancária. Imagine que cada vez que você demonstrasse amor, compaixão ou fizesse um ato de bondade, que um valor em dinheiro fosse depositado em sua conta. Toda vez que perdoasse alguém, lhe fosse creditado algum valor. Se isso acontecesse, fazer o que Jesus disse não seria tão difícil, não é mesmo?

1. Lucas 6:27-30, 35 NTLH
2. Lucas 12:15 NVI
3. Mateus 20:26 NTLH
4. Apocalipse 22:12 NVI
5. Colossenses 3:23-24 NVI
6. 1 Coríntios 3:11-14 NVI
7. Mateus 16:27
8. Mateus 6:19-21 NTLH
9. Tiago 1:12 NTLH
10. Deuteronômio 28:2, 12
11. Lucas 6:38 NTLT
12. Mateus 6:3-4
13. João 15:10
14. Mateus 6:10

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *